sexta-feira, 21 de setembro de 2007

(P:07) Turismo Solidário chega a Minas

O site do Programa Turismo Solidário foi lançado em (22/11/06) durante a 17ª Feira Nacional de Artesanato. O evento foi em Belo Horizonte no Expominas, com expectativa de atrair 200 mil visitantes e mostrar os trabalhos de 15 mil expositores. Oito municípios e oito distritos de Minas Gerais caracterizados pelo baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foram selecionados e estão sendo preparados para receber turistas dispostos a compartilhar suas experiências e habilidades. Todos estão localizados nos vales do Jequitinhonha e Mucuri e na região Norte do estado, áreas mais carentes de Minas Gerais. Os interessados já podem se inscrever na Central de Reservas, a partir do site www.turismosolidario.com.br, e escolher entre as opções oferecidas. “O turista solidário se hospedará na casa de algum morador dessas cidades e deverá retribuir de alguma forma. O médico poderá fazer exames clínicos, o dentista poderá orientar sobre escovação e o arquiteto poderá dar noções de construção, por exemplo”, diz Grazielle Seabra Durães, coordenadora de Projetos de Estruturação do Turismo em Áreas Priorizadas do Ministério do Turismo. Segundo ela, foi feito um diagnóstico para identificar as necessidades desses municípios e de seus moradores. “Tudo isso está descrito no site”, diz. A experiência do Programa Turismo Solidário foi copiada de outros países e adaptada à realidade brasileira. Guarda semelhança com o antigo Projeto Rondon, que enviava grupos de estudantes de diversas profissões para regiões pobres do país. “É uma via de mão dupla. Além de contribuir para a melhoria das condições de vida, o turista poderá conhecer grutas, cachoeiras, rios, montanhas, vales e veredas e ter contato direto com um folclore peculiar, um artesanato mundialmente reconhecido e uma das mais saborosas culinárias do país”, diz Grazielle.

Leia Mais http://www.turismo.gov.br/

Análise:
O programa do turismo solidário é de grande importância para quem o faz e para quem recebe, ele combina o interesse do turista com o voluntariado e promove uma interação mais profunda entre eles e a população local.
A modalidade do turismo solidário permite que se tenha contato mais real com as pessoas do lugar. É uma experiência boa para todos.

Proposta:
Desenvolver uma interação com a populaçãos e os turistas. Promover oficinas educativas para a comunidade, palestras sobre saúde, drogas, sexualidade, auto-estima e relacionamento,etc. Propiciaram também a rua de lazer para a diversão da comunidade e turistas.

Links Relacionados:
www.turismosolidario.com.br
http://www.solidariedade.rs.gov.br/

Nenhum comentário: